BLOG

Hábitos

Eu não vou estar aqui a dizer como podes adquirir novos hábitos, já existe muito conteúdo sobre esse tema e possivelmente conseguem explicar qual melhor forma de instaurares novos hábitos na tua vida melhor do que eu.

Vou contar a minha experiência como já a um ano consegui introduzir alguns hábitos na minha vida diária e se mantêm.

No início de dezembro de 2020 ao terminar a formação de Coach onde programei alguns objetivos para serem concretizado durante esse mês de dezembro e durante o ano 2021.

Durante a viagem de Lisboa para o Norte além de vir com o coração cheio daquela semana intensiva de desenvolvimento e aprendizagem, tive a necessidade de criar alguns hábitos para mim que até ao momento ainda não tinha arranjado forma de eu pôr em prática.

Todos sabemos que à dois tipos de hábitos, os hábitos saudáveis e hábitos não saudáveis, claro que os hábitos não saudáveis são mais fáceis de instaurar por nos trazer o PRAZER imediato a DOR só bem depois, os hábitos saudáveis são os mais difíceis a DOR bem em primeiro lugar e só depois o Prazer.

Ex: Hábitos não saudáveis- comer muitos doces (Prazer), excesso de peso (Dor)

Ex: Hábitos saudáveis- exercício físico (Dor), bem-estar, peso controlado, corpo definido (prazer)

Os hábitos que queria criar estavam conectados com: Saúde, Gratidão, Meditação, Leitura, desenvolvimento pessoal.

Sendo assim teria que reformular a minha agenda diária, isto é não havia espaço para concretizar esteves hábitos, a minha agenda já estava cheia e era mais fácil arranjar desculpa que não era possível novos Hábitos pela falta de tempo.

Sendo assim calculei qual seria o tempo que precisava para estes novos hábitos, 1h30, era o tempo necessário para o fim.

O meu dia começava sempre pelas 7h00 da manhã até às 24h00 ou 01h00 já do dia seguinte, decidi começar o meu dia às 5h30 e terminar pela 22h30 o mais tardar pelas 23h00, como preciso de dormir em média 7 horas e estas horas de descanso são inegociáveis, é a minha saúde e recuperação de energia para um novo dia, nos domingos e feriados é dia de fazer o que apetecer.

  • Área da Saúde seria caminhar 30 minutos diários
  • Gratidão pronunciar 10 motivos diários de gratidão
  • Meditação começar a meditar diário entre 5 a 10 minutos
  • Leitura 20 minutos diários
  • Desenvolvimento 30 minutos diários (cursos, vídeos, podcast, leitura, etc)

Despertador a partir do dia 8 de dezembro de 2020 começou a despertar às 5h30 da manhã,

Pergunta-me se foi fácil? Foi muito difícil, mas era um objetivo para a criação de novos hábitos, e perante os estudos já feito sobre hábitos só precisava de 21 dias e depois seria tranquilo.

05h30 saltava fora da cama, equipava-me pelas 05h45 estava a iniciar a caminhada, para mim era tranquilo porque tenho passadeira em casa, enquanto caminhava ouvia ou via no Youtube tudo o que pudesse me desenvolver pessoalmente e ai matava dois hábitos novos hábitos que queria para mim, ao fim de trinta minutos hora de ir ao banho, as 06h30 estava a tomar o pequenos almoço(café cheio, como a maioria dos dias faço jejum intermitente o meu pequeno almoço é simplesmente um café, na altura em que tomava o café fazia em consciência os motivos de gratidão, de seguida meditava entretanto são 07h00 da manhã hora de despertar a minha mulher e filhas e de seguida fazia a leitura de 20 minutos .

Esta é a minha rotina diária, quando cheguei ao fim dos 21 dias foi mais fácil? Não, houve sempre um desafio diária para concretizares estes hábitos.

Como conseguir manter estes hábitos diários?

Bom começando pela caminhada, eu já sabia e aconselho os meus clientes se não gostam de fazer exercício físico pelo menos fizessem diariamente trinta minutos de caminhada, eu fazia caminhadas, mas eram esporádicas. Tive que criar um PORQUÊ muito forte para fazer as caminhas e este porquê foram os caminhos de Santiago, são 240 km a percorrer, a partir do Porto, como não tinha preparação para tal precisava de criar este hábito, mais, para que estes hábitos se mantivessem mais eficaz decidi que quando fosse fazer os caminhos de Santiago a média diária a percorrer seriam 50 km, quando iniciar o meu caminho tenho que estar bem preparado.

Como consegui o meu definir o grande porquê neste, os restantes hábitos vão por arrasto.

Temperos para manteres um hábito:

  • Foco
  • Disciplina nos hábitos
  • Perseverança
  • Atitude
  • Flexível

Base para Hábitos saudáveis

  • Começa com pequenos Hábitos e vai aumentando quando já estás confortável com eles.
  • A situações que são inegociáveis, eu por exemplo por motivos validos, se tiver que me deitar mais tarde e não descansar as horas necessárias eu adio o meu hábito, as horas de sono para mim são inegociáveis, isto é, para me manter em equilíbrio, físico, mental, emocional, e energético preciso de descansar e recuperar de um dia de trabalho.
  • Cria um dia de laser, que não te sintas culpado desse dia não fazeres o teu hábito diário, por exemplo ao domingo é dia de descanso, mas eu continuo a acordar a mesma hora, então eu decido se quero ficar mais duas horas na cama ou se me ponho a pé e em vez de ir para a passadeira vou para a rua e em vez de caminhar os 30 minutos, tenho feito caminhadas de vão dos 30 minutos a sete horas de caminhada que é qualquer extraordinário.
  • Tenta criar os hábitos em que ele esteja sobre teu domínio, isto é que não seja em horas que tenhas as pessoas que te rodeiam a precisar de ti.

Nota: Aos 90 dias de hábito noto que já não é um sacrifício nem um custo levantar-me da cama, hoje é um prazer, já passou a um estilo de vida.

Bons hábitos

Joaquim Dinis

Posts Recentes: